quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O exercício da simpatia

- Texto redigido para o portal de notícias D24 >> http://blogs.d24am.com/alinepostigo

Desde o início do ano eu comecei a trabalhar com atendimento ao cliente, portanto, pra fazer diferente da maioria dos serviços prestados em Manaus tive que aprender a arte de ser mais que educada, a arte de ser simpática.

Acreditem, para mim isso era realmente um grande exercício. Não que eu fosse mal educada, mas fazer questão de ser a miss simpatia não era um dos meus focos de vida. Eu até gostava mesmo do posto de antipática ou metida que as pessoas me davam antes de me conhecerem. Quão tola eu era…

Mas atender clientes realmente tem mudado a minha vida. E quando você começa a considerar que todas as pessoas que você possui alguma influência também são, indiretamente, seus clientes, o exercício de ser simpática passa a ser dobrado.

Quantas vezes falamos mal daqueles que passam pela gente e nem dão bom dia. E quantas vezes somos iguais a eles? Quantos “tudo bem? ” dizemos sem estarmos nenhum pouco interessados em saber. Ah, e se você estiver mantendo o contato pela primeira vez então, esperar um segundo encontro pra ser simpático é um grande risco, pode ser que a pessoa não lhe dê esta outra oportunidade.

E mesmo que você acorde com muito mau-humor na segunda-feira, como de costume, faz toda a diferença dar um ” bom dia ” com educação e um ” Bom Dia” com um sorriso acrescido de um ” como foi seu final de semana? “. E de segundas em segundas a simpatia que, inicialmente, era um exercício diário acaba entrando no sangue e passando a ser natural.

De repente, o que era só educação, que por exercício virou simpatia, sem que menos se perceba acaba se tornando carinho. E o ” como foi seu final de semana? ” já não é mais mero cortejo político , mas sim uma pergunta que realmente lhe interessa, porque agora você se importa com as pessoas que estão ao seu lado.

E se já não bastasse o grande benefício de ter se tornado uma pessoa menos egoísta e que movimenta mais os músculos do rosto para sorrir, reciprocamente ganha-se o carinho das pessoas que te contaram como foram os finais de semana delas e também se importam como foi o seu.

A simpatia conquista as pessoas. E não há nada mais precioso do que ter pessoas que nos querem bem. Esta é a nossa verdadeira rede social. Porque estas pessoas nos abrem portas e proclamam o nosso nome com alegria. É muito triste ser uma pessoa antipatizada.

Não estou aqui incentivando ninguém a ser falso. Até porque a simpatia forçada ou interesseira não conquista ninguém. Mas é válido lembrar que não importa o quão inteligente, eficiente, competente você seja. Se você não conquistar as pessoas haverá sempre uma lacuna a ser preenchida na sua vida. Existirá o “mas”.

Podemos escolher sempre sermos só educados, e tudo bem que já estaríamos em destaque, mas, convenhamos, mesmo que muita gente se esqueça, educação é obrigação de todos nós. Podemos fazer ainda melhor neste mundo de iguais, podemos exercitar a simpatia que há entre nós e conquistas as pessoas. Afinal, miss simpatia também ganha faixa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)