terça-feira, 2 de junho de 2009

A Copa de Sucupira!


A Copa 2014 veio para Manaus. Que bom! É um grande salto para incluir minha cidade na qualidade de vida que ela merece ter.
É uma grande notícia pra quem quer ver Manaus deixar de ser Sucupira.

Você tem andado pela cidade ultimamente?
Andado por onde? Pela rua né? Porque calçada não tem aqui não. E quando tem é vaga de carro. E quando sobra um espacinho para se andar, favor não ande de salto alto, porque pavimentada e plana é uma coisa que esta calçada não será.
Ah, tenha bastante atenção também, olhe para frente, você pode esbarrar num camelô.
E neste tempo todo que você andou, avistou alguma lixeira?
Nenhuma, não há lixeiras nesta cidade e apesar de isto não ser uma desculpa para jogar o lixo no chão, é um belo agravante.
Pois bem, continue andando comigo, você vai agora atravessar a rua na faixa de pedestre que serve para quê? Serve pra nada.
Fique bem atento porque os motoristas daqui irão passar por cima de você e ainda te cantar (caso seja mulher).
Agora entre num carro, seja você carona ou motorista e descubra como é divertido desafiar uma das leis da física: dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo no espaço. Mas parece que os motoristas daqui não sabem disso não.
Caso seja um simples pedreste andarilho, como eu , que depende do transporte coletivo urbano desta cidade, sua vida nunca será uma rotina, pois os motoristas daqui adoram a adrenalina de brincar de velozes e furiosos com o ônibus lotado.

Mas não se suicide. Acalme-se cidadão de Sucupira!

A Copa está chegando para mudar Manaus.

E não é só no sentido de infraestrutura que estou falando não. Estou falando de educação e respeito mesmo. Qualidadezinhas que resolveriam bastante os problemas que citei acima. O povo vai ter que se educar pra receber o turismo. Vai ter que respeitar faixa, calçada, lata de lixo, sinal vermelho, contra-mão e pequenas regras que foram feitas pra serem respeitadas oras. Regras que organizam o povo e transforma a selvageria em sociedade.
Pra deixar uma boa impressão não basta só hospitalidade e simpatia, é necessário também educação.
Só um evento como a Copa do Mundo mesmo pra tirar Manaus das sombras da provinciana Sucupira.

E se a Copa 2014 não transformar Manaus, nada mais a transformará.

2 comentários:

  1. Aline Paraenseeeeeeeeee!!
    Deixa de ser resmungona!! Manaus comanda!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei também porque a Copa vai ser do lado da minha casa! hehehe

    Falando sério acho que a Copa pode trazer um desenvolvimento ao potencial turístico que o Amazonas tem, mas para isso é necessário levar a sério os projetos sociais e da coletividade e não só focá-la como uma oportunidade de enriquecimento para meia dúzia de empresas.

    Parabéns pelo Blog, está a sua cara (autêntico e divertido)!
    Bjs

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)