quinta-feira, 7 de abril de 2011

O passado não é um amigo do facebook


Quando nos relacionamos com alguém temos que conviver com muitas coisas que chegam junto com a pessoa que chegou em nossa vida. Das muitas coisas que acompanham o combo, existe uma que mudança nenhuma pode apagar: o passado.

Quero dizer que quando você conhece uma pessoa fumante, ela pode deixar de ser. Que pode conhecer uma pessoa infantil e ela amadurecer. Que pode conhecer alguém que é até traficante, mas que pode virar samaritano. Mas o passado daquela pessoa sempre ficara registrado, marcado. O passado não muda.

As pessoas chegam em nossas vidas com antigos amores, com marcas desses amores, às vezes chegam até com os amores. E se fossem só os amores, tudo seria ótimo, mas as pessoas também chegam com com os traumas, os erros, com as dores.

Não há erro maior para começar uma relação a dois do que querer apagar o passado de alguém. Já é super complicado estar com alguém e querer mudar seus hábitos e atitudes, que sim, são mutáveis, então imagina querer apagar da vida de alguém o que faz o que ela é hoje e que, só pra lembrar, não dá pra ser apagado.

Seria ótimo se os namorados viessem sem ex-namoradas, se pudéssemos ser para eles a única que existiu e que eles não tivessem ficado com aquela menina que comenta a foto dele no facebook. Mas também seria mais interessante se as namoradas não fossem inseguras e vivessem desconfiadas porque sentem medo de se apaixonar porque já foram muito magoadas pelos carinhas que, por um acaso, também estão em seu facebook. Seria excelente se pudéssemos ter uma borracha, uma corretivo, uma amnésia, um excluir.

Mas seria excelente mesmo se o nosso passado fosse um amigo do facebook né? Que quando faz um comentário inconveniente do tipo "olha, você já passou por isso" ou posta dores, amores, saudades, traumas pudéssemos clicar em 'excluir amigo'. E o facebook faria a pergunta que certamente nos mudaria para toda a vida " Você tem certeza de que deseja remover 'Seu Passado' de sua lista de amigos?". Mas não dá. O passado não é um amigo do facebook.

No entanto, muitas vezes é o mesmo passado que é fator determinante para a construção de um relacionamento. A bagagem que cada um traz consigo, independente do peso que tenha, pode sim ser convertida, a dois, em uma experiência positiva que venha a ser o artifício fundamental para as negociações amorosas de um relacionamento quando expostas em diálogos.

E como diz minha amada avó "só não tem jeito pra morte". Quanto aos antigos amores dos nossos atuais relacionamentos podemos sempre contar com a 2ª Lei do Marketing de All Ryes "se você não pode ser o primeiro, invente uma categoria em que você seja". E quanto a todo resto só existe uma palavra que ameniza o passado - veja bem, ameniza, não muda, não apaga, não exclui - e ela se chama presente.

Pensa um pouco:
Se você pudesse excluir uma postagem do seu passado, qual seria? Se tivesse a chance de excluí-lo como um todo, o faria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)