quinta-feira, 30 de junho de 2011

A vida é implacável - Carta ao filho que um dia vou ter

Quando o filho que um dia eu vou ter tiver idade o suficiente para entender o que é certo e errado vou ensinar a ele o que aprendi ontem: a vida é implacável.

" Bem meu filho, não importa o quão 90% de acertos você tenha, a vida vai lhe punir pelos seus míseros 10% de erros. A vida exige que você seja 100%.

E meu pequeno, não adianta você pensar que vai conseguir ser 100%, porque você é humano e os humanos erram. Portanto, na verdade, você terá sorte se conseguir ser punido ao menos uma vez por cada erro que cometer. Porque se cometer a burrice de cometer o mesmo erro mais de uma vez, você será punido mais uma vez. 

E não importa se seus erros tiveram a intenção de acertos, eles não deixam de ser erros por causa das boas intenções e não passam despercebidos ao tribunal da vida.

E na hora da sua punição, meu amado filho, seja a primeira, a segunda ou a última daquele erro ou de outro, use o conselho da sua mãe: aceite que errou.

Aceite para si mesmo que não conseguiu ser 100%, aceite que precisa pagar pelo que fez, seja por 10% ou por 90%.

Nunca caia naquela besteira de frases prontas do tipo " me arrependo só do que não fiz". Não leve isso a sério, meu amor. Pense antes de fazer. Nunca jogue a culpa de seus erros a outras pessoas. E seja sempre o responsável por si mesmo.  

É muito triste ser uma pessoa que não tem consciência,filhote.

Uma pessoa que destrói o que tem em volta porque não sente culpa. O mundo tem muitas pessoas assim, você vai cruzar com elas, infelizmente.

A culpa leva ao arrependimento.

Mas, arrependa-se na medida certa até o aprendizado.

Não faça da culpa uma corrente pesada que não te deixa seguir em frente. Esse é um dos maiores erros da sua mãe.

O arrependimento vai lhe doer, e caso o seu erro tenha sido o responsável pelo sofrimento de alguém que você ama, lhe vai doer ainda mais, meu amor.

Mas é justamente por ser uma dor que o arrependimento vai lhe ensinar.

Aprenda a não fazer mais, filho. Dê a si mesmo sempre a oportunidade de crescer com os erros que cometeu.

Mamãe gostaria de lhe poupar de todas essas dores, de poder lhe fazer do jeito que ela sempre quis ser: uma pessoa 100%.

Mas o máximo que sua futura mãe pode lhe assegurar, meu pequeno amor, é que os erros, quando realmente arrependidos, são perdoáveis.

Saiba pedir desculpas, saiba pedir perdão. No entanto, filho meu, nem sempre o perdão de outra pessoa vai lhe bastar.

Preste atenção: o erro é seu, a culpa é sua, o arrependimento é seu, o aprendizado é seu, portanto você também vai precisar do seu próprio perdão.

E eu espero que você saiba fazer isso melhor do que sua mãe faz.

Ainda assim meu filho, não esqueça do começo: a vida é mesmo implacável.

Mas nos dá a chance de aprender.

Aprenda a aprender, meu filho!  "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)