segunda-feira, 3 de maio de 2010

Só respeito

Engana-se quem pensa que o amor ou a paixão é o que as pessoas mais prezam em um relacionamento.
Mesmo os relacionamentos mais simples, como aqueles de uma noite só, aqueles de 1 hora só, quanto os mais profundos, como os de uma vida só, sobrevivem mesmo do respeito que os parceiros dedicam.
Respeito não é algo tão difícil assim de ser praticado, se você tratar as pessoas como gostaria de ser tratado, já estaria no meio do caminho para alcançá-lo.
Vejamos, ninguém é obrigado a gostar da gente simplesmente pelo fato de gostarmos dela, absolutamente. Mas se tivermos só um pouquinho de responsabilidade, não alimentaremos este sentimento sem poder retribuí-lo. Isso seria tratar o parceiro com respeito.
E se não podemos retribuir esse gostar em tamanho proporcional, dizer a verdade também seria muito respeitável da nossa parte.
Sumir e não dar nenhuma explicação, mesmo que você considere que isso seja o melhor a fazer, é mais que falta de respeito, é baixo.
Se você entra pela porta da frente em uma festa na qual foi convidado, no mínimo, se despede de quem te convidou. Não saia sorrateiramente pela porta dos fundos.
E se, se divertiu, bebeu e comeu de graça deveria também agradecer. Mas educação não é pra quem quer, é pra quem pode.
E eu não estou falando de educação em relacionamentos, só o respeito já estaria a contento.
Se não vai ligar, não diga que ligará. Se não vai aparecer, não diga que virá. Se você não pode gostar, não diga que gostará, não diga que gostaria...
Engulam as frases imbecilmente feitas como "eu não te prometi nada". Ela é realmente muito desagradável e ainda por cima faz a pessoa do outro lado se sentir uma idiota.
Não é preciso dizer "eu prometo" para cumprir com a palavra. Para as pessoas de respeito a palavra dada é contrato.
Consigo suportar amar e não ser amada. Consigo suportar ser preterida. Consigo suportar receber menos do que me dou.
Sim, consigo suportar desconfortos ainda maiores.
Mas a falta de respeito é intolerável. É insuportável.
É indesculpável.
E se você se você se identificou como vítima das diversas faltas de respeito citadas, não se rebaixe. Num mundo de iguais, quem faz diferente se destaca.
Respeito não precisa ser recebido para ser entregue.
Respeito tem muito mais a ver com quem doa do que com o merecimento de quem vai recebê-lo.
Pratique o Respeito.
Comece por você mesmo, amplie-o aos seus relacionamentos.
Como diria o Presidente da Empresa na qual trabalho "a maioria das pessoas não quer um relacionamento exagerado, elas só querem ser tratadas com respeito".

2 comentários:

  1. OI, Aline. Geralmente leio o que você escreve. Gosto do seu blog. Eu concordo com o que você disse sobre respeito e ele não é uma máxima só no meu relacionamento com meu namorado, mas com meus amigos também. É como diz aquela frase: "Respeito é bom e eu gosto". Meus pais me ensinaram que não devemos fazer aos outros o que não queremos que seja feito conosco. E tem dado certo. Se os outros vão pensar assim, eu não sei. E nem me prendo a pensar que eles o irão. Mas procuro fazer minha parte. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Super lindo o que escreveu.. respeito é uma palavra muito forte e independentemente onde esteja sendo usada, precisamos usar. Para mim o respeito de faz de pequeno, mesmo pq depois de grande... nem adianta, ou vc o tem com uma grande porrada na vida.

    O teu texto esta lindo, a gente pensa igual na forma de escrever *.*

    bjs da #cretina linny

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)