segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O momento Tesarac

Hoje eu não tive que ir trabalhar. Vamos recapitular. Eu deixei um emprego ao lado da minha casa que eu dominava tudo que era para fazer, conhecia a rotina, tinha pessoas que gostavam de mim e me admiravam e mais que isso, me davam a liberdade que de eu ser quem eu sou e fazer do jeito que eu acreditava ser mais conveniente. Deixei tudo isso porque "tudo isso" não me fazia mais feliz.

Ao anunciar que ía sair de lá para alguns, eles logo me perguntavam, "você vai para onde? " e eu dizia "não sei, mas sei que aqui eu não quero mais ficar". Eu abandonei toda a estabilidade e segurança para simplesmente ir em busca de um crescimento maior. Um crescimento que não me foi prometido, mas que eu decidi que não estava mais na Seplan.

E foi nos capítulos dos meus livros de cabeceira que eu descobri que estava vivendo o meu momento Tesarac, uma expressão criada pelo poeta e compositor norte-americano Shel Silverstein. Para o marketing, tal momento significa uma ruptura com modelos de negócios anteriores sem necessariamente ter sido substituído por um novo.

Saindo da didática marketeira, a verdade é o que o momento Tesarac significa que o caminho antigo não satisfaz mais, mas não há de certo nenhum outro novo caminho para ir. É um momento impossível de fazer previsões, dotado de incertezas e inseguranças.

Eu estou totalmente "tesaraquiano" nesta fase da minha vida. Eu rompi com aquilo que eu acredito que já não serve mais pra mim em busca de encontrar aquilo que me servirá. Mesmo que eu não tenha nenhuma imagem do que é que realmente me serve.

Quando eu penso por este ângulo, me apavoro por completo. Só que coragem não é a ausência de medo, é enfrentá-lo. E me sinto mais confortada quando vejo as pessoas ficarem surpresas com a minha audácia.

Tudo que eu quero é seguir em frente e quando eu senti que de alguma forma a Seplan me prendia de ir adiante, eu quebrei este laço de acomodação e segurança que ela me oferecia, mesmo que o preço seja estar completamente afundada no momento Tesarac da minha vida.

Não tenho a mínima ideia de como as coisas vão se ajeitar. Tenho passagens marcadas, mas não decidi se vou viajar. Não tenho emprego, não tenho aula, não tenho namorado... e mesmo assim não acredito que eu não tenha nada. Positivismo exagerado ou não, acredito que apesar de não ter um caminho certo agora, tenho a direção: IR EM FRENTE!

"Dê o primeiro passo com fé. Você não precisa ver toda a escada, apenas suba o primeiro degrau"
Martin Luther King






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)