quinta-feira, 29 de julho de 2010

Marketing em conjunto

O setor de Marketing dentro de uma empresa ganhou muito mais importância nas decisões de competitividade nos últimos anos. Muitas estratégias de foco no cliente externo são inteligentemente valorizadas todos os dias, mas vale acrescentar que grandes esforços da área de Marketing também estão se voltando para quem está do lado de dentro da marca.

Mais do que um esforço de Recursos Humanos, o Endomarketing é uma grande estratégia de construção de valor percebido para a imagem da empresa. O grande objetivo do Marketing de Relacionamento é além d fidelizar o cliente, elevá-lo ao nível de advogado da marca. E como fazer com que clientes defendam a marca se os próprios colaboradores não perceberem a imagem com valor?

Houve o tempo em que a guerra do Marketing acontecia no PDV, mas hoje o campo de batalha é outro, a guerra é travada na mente do consumidor e independente se este consumidor possui ou não uma relação empregatícia com a marca, a relação existente deve ser levada em consideração.

O Marketing atual requer visão holística "pois tudo influencia tudo e tudo está interagindo com tudo". As pesquisas de marketing avançam para entender os desejos dos clientes enquanto as pesquisas de clima organizacional procuram entender as expectativas dos colaboradores, de modo que o resultado venha a ser único: o valor percebido na imagem da marca.

Afinal, nada adianta ter o melhor composto de marketing (preço, praça, produto e promoção) se o cliente esbarrar no mau atendimento do colaborador insatisfeito, ou se depois do lançamento de um produto com a campanha publicitária mais milionária no horário mais caro assistido pelo target, a declaração negativa de um funcionário no twitter sobre o produto lançado colocar tudo a perder.

Atitudes como esta estão muito comuns na era da interatividade, não é a tôa que diversas empresas restringiram a participação de seus funcionários em redes sociais, tentando inibir arranhões onerosos na marca causados por quem está do lado de cá.

Ainda que seja um alto investimento, acredito que esforços conjuntos de Endomarkentig e Marketing Externo tem muito mais chances de trazerem resultados significativos na construção de valor à marca do que esforços solitários de marketing.

Aliás, penso que esforços mercadológicos solitários já não trazem mais resultados significativos nos tempos de hoje onde tudo está tão tecnologicamente multimídia. Atualmente, não precisa muito esforço para que táticas isoladas de marketing tenham resultados pouco lucrativos, bastam apenas 140 caracteres.

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