quarta-feira, 22 de julho de 2009

" Só não desonre o meu nome "



[ Sugiro que leia o texto ao som da música ]






Este é o novo Clip da Pitty e fazia tempo que eu não ficava aqui ouvindo e repetindo uma música que eu me identificasse.


Gosto da cantora não só pelas boas músicas que ela implaca, mas pela autenticidade que ela carrega nas palavras. Não é nenhuma roqueira querendo ser a revoltada. É ela. E ser você tem um preço. Os autênticos sabem bem disso...

Quem parar pra fazer um pouco de interpretação de texto na letra desta música consegue entender que ela fala um pouco deste preço que os autênticos pagam " Você que nem me ouve até o fim.
Injustamente julga por prazer ". Chega a passar um filme aqui na minha cabeça. Em quantos dedos eu conto todos aqueles que nunca perguntaram : ei Aline, quem é você? e já foram dizendo quem eu era.

Quando eu era mais nova, como era duro saber que estavam dizendo uma coisa que eu não era. E é ainda bem pior quando os julgamentos partem de quem não está tão longe de você. Às vezes, as piores facadas são de pessoas tão próximas e tão queridas, que, se não podem te entender, poderiam ao menos se calar.

Crescendo um pouco, você percebe que não adianta mesmo querer sempre responder ao que dizem de você. Quanto tempo eu teria perdido se fosse responder a todos? As coisas não mudaram, todo mundo julga um pouquinho todo mundo. A diferença é que algumas pessoas guardam para si e outras falam sem pensar, sem conhecer a realidade.

Eu cansei e me calei. Calei-me em presença, calei-me em palavras. Já aprendi que nada é de graça e eu prefiro pagar o preço pra ser eu mesma do que ser um robô das críticas alheias, uma marionete que vai de acordo com o que pensam de você. A minha melhor resposta aos julgamentos precipitados é continuar sendo eu. "Sou mais do que seu olho pode ver" e "não importa se eu não sou o que você quer".


E se a causa de todos esses julgamentos for a inveja, tá tudo ótimo então. Afinal, inveja é admiração. Vai ver a música tem mesmo razão, quem fala essas tolices, "me adora, me acha foda". ;)

2 comentários:

  1. Ameiiii o Post da mesma forma que ammmmmmmmeiii a música! Acho que por isso que ela é a única roqueira de quem sou fã... Autêntica, essa é a palavra pra definir Pitty, não uma rebelde sem causa.. Quem julga o livro pela capa se engana!Continue escrevendo, como diria Pitty: "Eu quero sempre maiisss"

    ResponderExcluir
  2. Eline, vou apenas te lembrar uma frase de um célebre filme, "A marca da maldade", de Orson Wells: "Que importância tem o que se diz sobre as pessoas?", dita por uma cigana cansada de guerra, ao responder a um interlocutor pasmo com sua indiferença diante do corpo de um homem(o grande amor da vida da tal cigana) que boiava no rio à sua frente. Antes, ela havia dito: "ele foi um grande homem". E o interlocutor: "é só isso o que vc tem a dizer sobre ele?".

    Se vc me permite um comentário sobre a nota "feminismo babaca", é legal ter em mente, hoje, quando a palavra feminismo soa como um palavrão ultrapassado, é que foi graças a esse movimento político da década de 60, bancado por bravas mulheres americanas, que nós podemos conduzir nossas vidas sem a tutela de pai, irmão ou marido. Parece pouco mas não é. Há alguns anos atrás, a lei brasileira permitia que uma mulher que não fosse virgem fosse "devolvida" ao pai como uma mercadoria estragada. A mesma lei que permitia que uma mulher "adúltera" fosse banida da sociedade como um cachorro sarnento sem direito a ver os filhos só por ter tido o "atrevimento" de enfeitar a cabeça de algum mané. Para que essa lei fosse revertida muitas mulheres tiveram que dar a cara à tapa, cobrar, se expor, exigir dos "grande homens" que fizeram as tais leis, nada mais que igualdade. Isso foi uma grande conquista do movimento feminista, entre outras. Resumindo: o feminismo foi um grande momento de afirmação da mulher como ser pensante e capaz. E a briga não terminou, querida.
    O resto é bobagem, tipo confundir gentileza (que é bom e todo mundo precisa!) com domínio e monitoramento dos homens. Só peço para não usar a palavra "feminismo" como um demérito, ainda que ela esteja fora de moda !!
    Bjs da sua amiguinha e chefa.

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)