quarta-feira, 8 de julho de 2009

Arrume seu guarda-roupa


Segunda-feira eu tive um ataque de faxina e fui organizar meu guarda-roupa, que por sinal, há tempos necessitava ser revisto.
E não foi assim uma coisa planejada do tipo " hoje vou arrumar meu guarda-roupa ", simplesmente eu fui organizando umas que estavam por ali jogadas, depois fui vendo outras, quando dei por mim eram 2h da manhã e eu tinha de saldo uma caixa e dois sacos grandes abarrotados de roupas para doação e descarte.

Durante este processo de faxina encontrei dentro do móvel muito mais do rue roupas que não mais me serviam ou que não me agradavam, encontrei lembranças. Cada roupa que estava ali tinha uma história, um momento vivido, um choro, um riso, uma saudade.

Me vi abraçando uma bolsinha preta que eu tinha da marca Miss Young que me acompanhou em tantos lugares e eu nem sabia que ainda há tinha, nem lembrava dela mais até. Mas foi só a ver que uma volta ao passado tomou conta do meu espírito.

Difícil mesmo foi me desprender de um moleton do South Park esverdeado que minha mãe me deu. Usava muito nos tempos da escola. Cheguei até abraçá-lo de tanta saudade. Não da roupa, mas da Aline aquela época, que passou. Depois que coloquei a bolsa e o moleton, tudo foi mais fácil de jogar... e eu não estou falando só de roupa não.

Naquelas prateleiras tinha muita peça que não me servia mais, que não adianta eu guardar pensando "quando eu emagrecer de novo, vai me servir". Tinha tb peças que me serviam, mas que eu não uso mais por qualquer motivo, até pela mudança da moda, mudança da fase e que podem até ainda dar no meu corpo, mas já não combinam mais comigo. Estas também foram repassadas pra compartilhar com outras pessoas.

O que eu quero dizer é mais do que arrumar o armário bagunçado e fazer caridade com as peças que não se quer mais. Todos nós temos um guarda-roupa imenso dentro de nós. Lá tem peças que não são mais úteis como a mágoa, como o orgulho, como o sentimento de vigança.
Tem também as que podemos compartilhar com quem não tem, como o conhecimento, as histórias, o perdão. Coisas que amontoamos no dia-a-dia, mas que na verdade só estão nos impedindo de comprar roupas novas.

Meu roupeiro estava tão cheio de coisa que eu não uso que eu até pensava ter muitas roupas, mas depois de arrumadas e repassadas dava pra ver que muita coisa que estava ali era inútil. Quantas coisas inuteis também existem dentro de nós?

Jogue fora aquilo que não presta. Doe aquilo que pode ser compartilhado com os outros.
E quando estiver tudo no seu devido lugar, se você achar que seu guarda-roupa estiver vazio, não tenha medo, compre roupas novas.

5 comentários:

  1. A faxina da nossa vida tem q ser diaria, jogar fora as coisas ruim, e deixar somente o q for bom que podemos doar aos outros e cultivar em nós mesmos... adorei o texto

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, andei fazendo isso esse fds, mais falta mto. Acho que quando terminar, termino também minha faxina em mim. Dizem que quando estamos com o quarto revirado é porque nossa vida tb anda bagunçada e isso pra mim sempre foi verdade hahaha. Na maioria das vezes temos resistencias pra jogar algo, dar, mudar... masi nos esforçando agente consegue pra daí surgir algo novo.
    Nessa faxina, tudo isso nos traz lembranças mais nao da roupa em si, mais sim da pessoas que fomos, de como éramos em outras épocas, do que passamos e do que tudo aquilo nos faz sentir. É legal relembrarmos e olharmos pra nós hoje.
    bjooo Anine.

    ResponderExcluir
  3. aprendi a deixar comentario.hauhauha

    ResponderExcluir
  4. eiiiii lendo esse texto... eu me lembrei q vc me deve uma ação solidária... lembra???? vamos arrecadar brinquedos pro dia das crianças, estou vendo uma matéria sobre a casa Vhida...

    mass sobre o texto eu arrumo sempre meu guarda roupa.. de preferencia toda semanaa.. estou ficando sem roupas e sem lembranças... :/

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline, a Layane me indicou seu blog. Temos um programa no Amazonsat chamado Mosaico Amazônico. Gostaria de falar com vc sobre um quadro em nosso programa pra vc participar. Se puder entrar em meu orkut e deixar seu fone por depoimento. Agardecemos. Orkut: Kamila Jeniffer - Mosaico Amazônico.
    Bjs e adorei o seu Blog

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)