terça-feira, 6 de abril de 2010

Amélia moderninha

Me perguntaram esta semana se eu era fiel?
Respondi afirmativamente. É verdade, sou. E até um pouco demais.
Gostaria até de devolver na mesma moeda o que fazem e fizeram comigo, mas acho tão contraditório você fazer aquilo que você critica nos outros.
Esta semana descobri que tenho mais uma característica que pode ser usada contra mim por estes homens que não percebem o pote de ouro (eu) que eles têm na mão.
Nesta última sexta-feira, passando a camisa de um senhor com o qual eu não tenho absolutamente nenhum compromisso, constatei: SOU AMÉLIA.
E eu venho dando indícios deste sintoma já algum tempo. Um dia destes estava aprendendo a fazer nó em gravata. Treinando consecutivamente até aprender de verdade.
Todas as minhas amigas estavam conversando e eu estava aprendendo com o namorado de uma delas a fazer o tal nó. Quando questionada por qual motivo eu estava aprendendo aquilo, justifiquei: - Pra saber fazer na gravata do meu marido quando eu casar.
Quem vê superficialmente a jovem de 23 anos com Graduação, MBA e um emprego legal imagina que ela vá ser uma workhollic daqui há alguns anos, que ela vá ser rica, que ela vá ser Presidente do Brasil, qualquer coisa, mas Amélia, não.
Sinceramente, eu com esses meus sonhos Disney de casar, ter filhos e fazer nó na gravata do meu marido, me decepciono ó. Logo eu que já levei tanto na cara por ser uma moça boazinha com quem não merecia.
Mas é culpa da minha avó, o exemplo de melhor esposa que eu tive a vida inteira.
Além de cuidar de todas as tarefas da casa, ela é fiel, mãezona, companheira e serve a comida do meu avô até hoje. Comida que ela mesma faz com altíssimo nível de excelência dentro de casa, por sinal.
E engana-se quem pensa que minha avó por ser Amélia é submissa, Dona Angione é muito segura do que quer e leva meu avô no chinelo. Se meu avô for o cabeça desta família, certamente minha avó é a coluna.
Não que a Amélia que existe em mim vá cozinhar, passar roupa ou ir pra beira do tanque (até porque hoje em dia tem máquina de lavar). E claro, que se meu marido depender de mim para servir a comida dele todos os dias, ele vai emagrecer.
Mas eu não me imagino e nem quero ser uma esposa relapsa que não sabe como funciona a rotina da sua família, que não sabe nem se o ferro de passar da sua casa precisa ser trocado.
Quero saber se as camisas de meu cônjuge estão sendo bem passadas, se ele se alimenta direito e se o amaciante usado não estraga o tecido de suas roupas. E neste pacote também vem a fidelidade, a lealdade, o companheirismo, o amor.
Paralelo a isso quero trabalhar e crescer profissionalmente, quero ter minha independência financeira para comprar meus sapatos, mas não tenho nada contra se ele pagar meu cartão de crédito sem reclamar. E o bom de ter seu dinheiro é que se um dia houver reclamações eu mesma passo a pagar a minhas faturas, como já faço hoje.
E na hora de eu e ele irmos trabalhar, antes de assumir a workhollic competente que serei, vou poder fazer o nó de sua gravata e manifestar a Amélia que eu sempre quis ser.
Uma Amélia moderninha, mas, ainda assim, mulher de verdade.


2 comentários:

  1. Aline, gostei do modo como você desenhou a Amélia moderninha. Em certos pontos, pareço com o que você descreveu e também tomo como exemplo minha avó que se assemelha muito à sua. Eu sou fiel e também não concordo com este lance de devolver a traição na mesmo moeda pelos mesmos motivos que você já mencionou. Tenho os mesmo sonhos Disney e quero sim ter minha família. Pretendo não ser uma esposa e nem uma mãe relapsa, mas por enquanto ainda preciso melhorar algumas características. Não quero que meus filhos vivam ou morram de comer Miojo. rsrs
    Também acho que se possa conciliar algumas características da Amélia moderninha sem a submissão de algumas Amélias do passado e do presente. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto! Torço para que consigas realizar seus sonhos e desejos.

    Um forte abraço!

    http://ocamazonia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)