quinta-feira, 22 de abril de 2010

Simplesmente, acontece

Existem muitas histórias de vida de pessoas que idealizaram, trilharam o caminho, persistiram e conseguiram. No final desta história há sempre o "eu batalhei muito pra chegar até aqui". Aplausos, é justo.
Em contrapartida, existem coisas na nossa vida que foram obtidas pelo fator surpresa, que não chegaram se quer a serem desejadas, que dirá planejadas. As coisas simplesmente aconteceram...
Não muito longe de nós, existem histórias de casais que viveram anos ao lado um do outro sem se perceberem, então, inesperadamente eles se beijaram e descobriram que eram o amor da vida um do outro. Se você não for muito romântico, ainda posso citar aquele seu colega que estava de bobeira por aí e de repente fez um comentário com alguém que era conhecido de outro alguém e tinha uma oportunidade de emprego que era feita no encaixe pra ele e hoje ele é super importante na empresa.
Algumas situações naturalmente mudam nossas vidas. Não procuramos, não batalhamos, não esperamos por elas, afinal como esperar por aquilo que nem se imagina pra si?
Não tem ao que justificar estes acontecimentos, vai depender muito da crença, pode ser Deus, pode ser o Destino e pode ser só porque era simplesmente pra acontecer.
Não desmereço, de forma alguma, as pessoas que só conseguem o que tem porque lutam muito por elas. Tampouco acredito que devemos esperar que as coisas PUF!, aconteçam diante de nós, mas devemos estar atentos para elas.
Todos os dias milhares de situações simplesmente acontecem conosco. Fatos que podem ser grandiosos exemplos como os supracitados, mas podem ser também pequenos, despercebidos e o pior, desvalorizados.
Como aquela avenida que você jurava que ía estar engarrafada, mas não, ela estava livre justamente no dia que se você chegasse mais cedo iria fazer a diferença. Ou como o ônibus que você perdeu no dia que estava mais cansado, aí em seu pensamento, você caluniou todo o cosmos, mas, milagrosamente, nem demorou pro próximo passar.
É bem verdade que tudo que é conseguido com sacrifício é mais valorizado. Mas não é porque não houve nenhum esforço da nossa parte para estes misteriosos acontecimentos que vamos desmerecer a presença deles em nossa rotina.
O acaso é bem-vindo e merece o devido reconhecimento. Talvez nem sejamos merecedores dele, mas precisamos ser gratos quando ele modifica a nossa vida com boas surpresas. Afinal, ele também pode modificá-la com infortúnios.
É bom que sejamos amigos do acaso, porque pode ser que um dia, quando estivermos tentando algo muito importante há bastante tempo, já tivermos dado tudo de nós e feito por completo e exaustivamente o que estava ao nosso alcance, mas mesmo assim não tivermos conseguido o resultado que esperávamos, pode ser que precisemos que as coisas, por si só, simplesmente, aconteçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)