quinta-feira, 2 de julho de 2009

Corinthians: do poço ao pódio


Ontem, vendo a alegria da conquista da Copa do Brasil pelo Corinthians me lembrei da cena de choro coletivo quando o time foi rebaixado no campeonato Brasileiro. Lembro que, assistindo as cenas em algum programa de esporte, eu, que nem gostar do Corinthians gostava, me comovi com a frustação daquela torcida que acreditava até o último minuto que o time poderia escapar de descer para a série B.
Mas isso não aconteceu e o Corinthians foi brilhar na segundona , se tornando campeão com 4 jogos de antecedência para o fim do campeonato.
E por coincidência, eu que não acompanho o Corinthians, também vi esta cena. No estádio ao som de Roberto Carlos e o seu "eu voltei, agora pra ficar", os torcedores novamente se esvaiam em lágrimas, mas agora com um sorriso estampado.
Começava aí o furacão que iria arrastar quantos títulos lhe viessem à frente. E para ser um fenômeno da natureza, veio Ronaldo, o fenômeno do futebol. E ninguém mais estava tão a cara do time quanto ele, os dois estavam de volta e se recuperando dos baques.
O Brasil torcia, a cada jogo, pela recuperação do ídolo do futebol do país, vibrava a cada gol dele, esperava que sua estrela de fenômeno voltasse a brilhar. O Brasil era Ronaldo, a mídia era Ronaldo, os adversários respeitavam Ronaldo, e Ronaldo era Corinthians, seus gols eram do Corinthians. Desta forma, cada brasileiro, mesmo involuntariamente, torceu junto com os Corinthianos.
Não se sabe se apenas por competência ou se também pela ajuda das boas vibrações de todos, mas depois daí não teve quem segurasse o alvinegro.
Após a brilhante campanha na série B, o Campeão Paulista também tinha as cores do Coringão. E era neste alto bom som de " Ô o Coringão voltou, o Coringão voltou ô " que a torcida fanática comemorava, ontem, mais um título, o de Campeão da Copa do Brasil 2009 em cima do Internacional de Porto Alegre no Beira Rio. E olha que irônico, foi a mesma Porto Alegre que locou o jogo em que ele foi oficialmente rebaixado em 2007. Mas a comemoração ainda tinha a cereja do bolo, não era apenas por ter sido campeão que aquele povo endoidecido cantava os hinos de torcida, era pela vaga na libertadores que o título dava ao time. E estava traçado o caminho do Corinthians: da segunda divisão para a Libertadores da América.
Por parte da equipe técnica, que aliás merece todas as congratulações, ficam as promessas de atingir aos objetivos de ganhar o Campeonato Brasileiro e ser campeão das Américas no ano em que o time completa 100 anos. É muito? É, mas no embalo que o Corinthians está, quem o segurará?
Enfim, eu não sou Corinthiana, e sinceramente, estava torcendo para o Inter ontem, aliás, não queria papo com o alvinegro que tirou o sonho de voltar à libertadores do meu querido Fluminense pela Copa do Brasil. Porém, sejamos justos, é bonito ver a recuperação, tanto de Ronaldo, quanto do Corinthians. Dá gosto ver como ambos submergiram do fundo do poço para o pódio.
Não é a toa que Futebol é paixão nacional.
O Futebol serve pra nos ensinar a viver. Às vezes se perde, às vezes se ganha, ora se é rebaixado, ora se é campeão, mas o importante mesmo é não desistir do jogo.
Parabéns Corinthians!

2 comentários:

  1. corinthians não é conhecido nem no peru e no centenário vai fazer o de sempre: não vai passar da segunda fase da libertadores e o ronaldo traveco não vai decidir mais nada como fez ontem! Tem um dossiê rolando sobre os favorecimentos que os gambas tem tido mas enfim , parabéns aos manos do carandiru

    ResponderExcluir
  2. kakakaka esse professor... kakakakak... manaaa eu tava torcendo pro coringão.... mamae eh doente.. e o papai era inter doente.. entaoo vc jah viu neh

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)