domingo, 4 de outubro de 2009

Virei a cara

Enfim, eu virei a cara. Um a um, eles cruzaram meu caminho este ano na sequência em que o destino os colocou na minha vida, no passado, na sequência em que me magoaram. Meus ex queridos amores, que tanto me fizeram chorar, que tanto me ensinaram quão cruel pode ser um babaca e hoje recebem apenas a minha face virada.

O primeiro buzinou e eu virei a cara. O segundo, virou colega do meu amigo e mesmo que estivesse com ele, eu virei a cara. O terceiro, pior dos piores, mereceu mais que isso, mereceu o especial de fim de ano da Globo, o show da virada. Mas ainda faltava você, o que me ensinou a dor do desprezo, e você entrou pela porta, e eu, acostumada a passar mal quando te via, ufa, passou : virei a cara.

Sentimentozinho doce este do desprezo. Até um pouco venenoso, assumo. Um mal necessário [mais mal do que necessário]. Uma bombada no meu ego, maquiagem pra minha auto-estima, tratamento pro meu complexo de inferioridade.
Tem gente que vira a página, eu prefiro virar a cara.

Pode até parecer maldade, vingança de menina mimada. E pode ser tudo isso também, mas caramba, eles nunca vieram aqui me pedir desculpa pelas coisas que fizeram comigo, por que eu tenho que olhar pra eles com algum tipo de educação? Eu não tenho que desculpar automaticamente só porque parou de doer. Ah, me poupe, mereço, ao menos, dar uma sacudida na minha vaidade. É o mínimo que a presença deles pode me oferecer.

Mas eu ainda quero chegar a uma marca maior.
Eu, espero que daqui alguns anos eu nem precise mesmo lembrar que um dia as coisas doeram. Que eu nem precise sentir vontade de virar a cara, porque gostar de virar a cara é ainda admitir que eu os conheci. Quero chegar ao princípio da invisibilidade. Não os perceber.

Mas saindo da questão superficial do alimento ao ego, virar a cara pra eles significa muito mais. Significa ter superado as marcas que eles fizeram. Não viro a cara pra que eles se doam com o meu desprezo, porque eu não acredito que eu faça toda esta importância na vida deles, eu viro cara porque realmente não sinto vontade nenhuma de direcionar a palavra pra pessoas desta espécie. E
deles, como não tenho amnésira, só fica o exemplo pra não cometer os mesmos erros novamente. Não virei a cara soh pra face bonitinha [nem tanto] deles. É mais, virei a cara pro passado!

Um comentário:

  1. Oi Aline,
    Sou amiga da Elaine Garcia e gosto de ler/conhecer blog's interessantes e o seu com certeza é um deles.
    Parabéns pelo blog e por ter coragem de ser tão autêntica.
    Abs
    Hellen.

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)