quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Eu vejo o futuro repetir o passado

O mundo é redondo mesmo. E não é a geografia, nem as fotos de satélite que me provam isso, é a vida. A vida mostra que as voltas que damos giram 360 graus e acabam, de alguma maneira, no mesmo lugar. E isso me faz lembrar a música do Cazuza que diz "eu vejo o futuro repetir o passado".

Fui levar minha prima à escola, ontem. A mesma escola que estudei a vida inteira. Ela, neta paparicada pela minha avó, que nem eu. Ela, sendo criada pela minha avó, como eu fui. Levada para escola na Kombi do meu avô, como eu fui levada e buscada a vida escolar inteira. Eu vejo, bem de perto, o presente repetir o passado.

Ao deixá-la na escola, na minha escola, tive milhares de emoções misturadas. O mesmo cheiro, os mesmos corredores e a nostalgia. Não saudade, nostalgia. Vendo as mudanças, na infraestrutura da escola, a surpresa. Enquanto caminhava por um lugar que eu conhecia bem, a segurança. E ao lembrar das dores que ali senti, meu mix de emoções findou em medo.

O medo não partia exatamente por mim, mas por aquela menininha indefesa que eu segurava na mão. E se o futuro repetir realmente o passado? E se ela for exposta a crueldade infantil a qual eu fui naquelas salas de aula? Meu instinto materno sentiu vontade de sair correndo dali com ela.

Bem verdade, o mundo é redondo. E do jeito que as coisas vão, elas podem voltar. Mas assim como as coisas que foram levaram alguma coisa, nada que voltará virá sem nada nas mãos.

A minha priminha estuda na mesma escola, mas viverá experiências novas, mesmo que seja nos velhos corredores. Apesar das muitas semelhanças, o caminho dela não está escrito no meu passado. Ela terá seu próprio destino.

Hoje, minha pequena princesa não quis ir para aula porque uma amiguinha a chamou de chata ontem. E ao conversar com ela sobre o acontecido e convencê-la a ir para a escola, percebi que ela tem uma vantagem que eu não tive: alguém para servir de google maps sobre o seu caminho de agora. Eu mais que vejo "o futuro repetir o passado", eu participo desta repetição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)