quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Embalo das redes

Hoje, nós, usuários do gmail tivemos a oportunidade de ingressar em mais uma rede social: o google buzz. E enquanto eu batia cabeça tentando saber como mexia nas ferramentas, me perguntei o quanto todas essas ferramentas nos torna mais sociais?

Depois de nossas ferramentas de bate papo, fomos apresentados ao orkut. O orkut quis ser nosso amigo e nós aceitamos. Daí em diantes não parou mais. Em intervalos menores de tempo surgiram novas redes que ligaram pessoas conhecidas a conhecidas, desconhecidas a conhecidas, desconhecidos a desconhecidos. E estamos ligados por conexões imaginárias.

Essas conexões talvez não sejam tão imaginárias assim. Por diversas vezes trazemos a vida virtual para o mundo real. Os desconhecidos, depois de alguns retweetts , scraps e comentários , viram íntimos virtualmente e após criada esta intimidade chegamos ao limite para que ele vire conhecido também na vida sem avatar.

A verdade é que nesta vida de perfis temos a chance de ser quem queremos ser e agradar do jeito que queremos agradar (ou desagradar). Há quem escolha mostrar sempre uma carinha sorrindo. Há quem faça questão de nem se mostrar. Há quem só tenha o espaço virtual para dizer o que é reprimido na vida real. Há quem se idealize pelo perfil alheio, mesmo que o alheio já não faça parte nem do mundo real, nem do virtual, porque, simplesmente, já morreu. Há mocinhos. Há bandidos.

Seja a característica que você der a si mesmo, verossímil ou não à realidade, sempre existirá alguém que se identifique com a personalidade descrita no campo "quem sou eu". Nos achamos peça única a vida inteira, mas quando ingressamos nestas redes percebemos que se tantos se identificam conosco é porque muito temos de igual.

E a partir desta identificação, vamos nos agrupando. Vamos tornando os desconhecidos virtuais em conhecidos reais. E reciprocamente, passamos também a sermos conhecidos de mais e mais pessoas. Das simples teclas de nosso computador, construímos relações. No embalo das redes, nos tornamos mais SOCIAIS, nos tornamos mais SOCIÁVEIS, nos tornamos mais SOCIEDADE!

2 comentários:

  1. AHazou! (um comentário q uma prima faria)
    hehehe mto bom o texto viu. É isso que somos, é isso que "queremos ser". Tudo por uma Sociedade "mais sociavel". Gostei.
    Vou indicar!

    ResponderExcluir
  2. Cada dia temos mais comunidades virtuais, e menos comunidades na vida real, hj temos mais de 300 comunidades no orkut, mais de 500 seguidores do twiter e na vida real mal conversamos as pessoas que sempre conversamos.
    Resumindo, em um dia na internet vc faz mil "amigos" que dificilmente encontrará pessoalmente, ou pior, vai encontrar mais não vai conversar.
    A vida virtual cada diz afasta as pessoas da vida real.

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)