segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2009, o ano do conserto

Começou a época dos balanços. O que fiz em 2009? O que não fiz? Por isso, deixo o texto que escrevi no ínicio do ano. Precisei relê-lo para compor o meu saldo positivo/negativo do ano que termina e criar as minhas expectativas para o ano que se inicia. Breve, descreverei-as aqui. Segue o texto:


Todo mundo tem coisas que não gosta em si. Mas quanto tempo nós desperdiçamos para mudar aquilo que não nos agrada?

Este ano eu resolvi me consertar. Resolvi parar de ouvir coisas que eu ouvi a vida inteira e me chatiei por ouví-las, mas nunca fiz um mínimo esforço para mudar.
Bagunceira, impaciente, preguiçosa... estas são só umas das coisas que geraram inúmeras reclamações e aborrecimentos para mim e para os outros e que eu nunca fiz nenhum tipo de auto-avaliação para que elas fossem contornadas.
Mas o grande fator da mudança, ou da tentativa de mudança (sim, eu posso não conseguir), não é o fato das pessoas reclamarem, são os grandes prejúizos que isso causava a mim mesma, que me deixavam descontentes.
Engraçado né? Quando vivemos em convivência, comumente dizemos pro outro "Você tem que mudar! " e até nos propomos a ajudar a mudança, até forçamos a barra algumas vezes. Mas quando é conosco, aí não temos nem um pingo de vontade.
Caimos no conformismo de dizer " Eu sou assim e pronto " " Não vou mudar, se quiser gostar de mim vai ser assim ". Mas o que não muda nesta vida? Pedra? Olha, até pedra muda, com a erosão do tempo, ela pode virar areia.
Não estou aqui dizendo que os exercícios que eu estou fazendo pra mudança são faceis não. Eles são imensamente cansativos, sufocantes, mas são necessários. Porque o ser humano precisa buscar o aperfeiçoamento e eu quero aqui que vocês entendam bem a diferença em buscar o aperfeiçoamento e buscar a perfeição.
Perfeita? É uma coisa que eu não vou ser e sinceramente não quero mesmo. A perfeição é chata e não ensina. Os erros ensinam, os erros desencadeam a mudança.
Eu assumi um compromisso, que não é com vc leitor, não é com quem reclamou de mim ou por eles. É um compromisso comigo, um desafio de superação.
Porque vai ser uma grande vitória eu conseguir vencer a mim mesma.
Não há nada de errado em tentar se consertar, quando eu penso como é mais fácil se eu deixar tudo isto pra lá e continuar do jeito que eu sou, me dá até um alívio, mas aí eu lembro das horas que passei procurando uma coisa que não sabia onde estava, das oportunidades que perdi e estes são só alguns relatos relacionados aos defeitos que citei acima, e aqueles defeitos são os mais inexpressivos na minha tentativa de conserto.
Já que o ano acabou de começar (e por aqui dizem que só começa depois do carnaval mesmo), faça uma avaliação do seu eu (a auto-observação já será um grande passo).
Se pergunte:
- Se eu tivesse uma borracha, o que eu apagaria e escreveria com uma letra mais bonita?
e se a metáfora estiver difícil de se interpretar, seja nu e cru consigo mesmo:
- O que faria de mim uma pessoa melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)