quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Que Aline eu me tornei em 2009?

Tudo que passa no nosso caminho leva alguma coisa de nós e deixa um pouco também. Os anos chegam e trazem acontecimentos que marcarão de forma boa ou ruim as nossas vidas durante 12 meses. Quando eles vão embora, de certo não somos mais as mesmas pessoas que éramos quando eles chegam. Por isso, nas últimas horas do último dia do ano eu não vou fazer a retrospectiva dos acontecimentos. Eu vou fazer diferente e refletir quais mudanças os momentos deste ano fizeram na minha pessoa. Eu vou me perguntar e me responder que Aline eu me tornei em 2009?

Cheguei em 2009 querendo ser uma Aline mais paciente e mais calada. A Aline que ía só falar quando suas palavras pudessem melhorar o silêncio. Tinha também o objetivo de ser mais disciplinada. Consegui agir assim em muitos momentos...

Acredito que 60% do que me propus eu consegui realizar. É um saldo baixo ainda, mas já é um começo, já que este é o primeiro ano que eu vejo o comportamento dos meus indicadores.

Queria ser uma pessoa que mudasse defeitos pequenos como não andar mais descalça dentro de casa e neste momento, a Aline que escreve este texto está usando suas havaianas, as legítimas.

Em 2009 me tornei uma Aline mais focada. Queria também realizar metas grandes como levar meu irmão mais velho para conhecer o Rio de Janeiro e assistir o seu querido Flamengo no Maracanã. Planejei e ainda consegui levar mamãe e o irmão pequeno. Missão cumprida com recorde de audiência.

Falando em mamãe, no ano que se encerra hoje tornei-me uma Aline mais filha. Mais preocupada com os problemas dela e mais envolvida e afetada por eles. E por perceber que a dor dela era realmente grande, conclui que eu não devia me abalar tanto com as minhas dores pequenas. E me tornei mais positiva e menos dramática.

Meu plano para 2009 era me consertar. Era ao menos, fazer o exercício de me consertar. E tem uma coisa que eu realmente consertei, eu deixei de estar com quem, por mais que quisesse, não podia estar comigo por compromissos alheios. E este é realmente um dos grandes reparos que fiz em minha pessoa.

E exercendo a minha função de comunicadora. Sem dúvida eu fui a Aline do ano que mais se comunicou. Além do meu blog, fiz fama no meu Twitter. E de quebra tornei-me mais simpática com quem se atraía pela minha personalidade só por ler a minha liberdade de expressão.

Claro que não posso deixar de citar um grande acontecimento de 2009 que deixou mesmo muitas marcas. Depois de ver meu fluminense, eterno amor, escapar do rebaixamento no último jogo da última rodada do Campeonato Brasileiro acrescentou uma lição já absorvida por outrosanos "Só termina quando acaba", mas 2009 provou, que "enquanto não acabar ainda há chance". E eu me tornei mais esperançosa para as coisas que dizem que é impossível.

Passei a maior parte do ano sozinha, sem essas conquistas futeis de final de festa. E posso dizer que a solidão de muitos momentos de 2009 fez eu ter a certeza que eu sou uma boa companhia para mim mesma, mas que não há nada de mal estar com outra pessoa além de mim mesma. E me tornei mais receptiva a novas pessoas e o legal dessa mudança é ter ganhado pessoas que gostam de mim pelo que sou, já que em nenhum momento eu deixei de mostrar o meu lado birrentinha de ser.

Me tornei receptiva até a mim mesma. Me propus ao trabalho contínuo de me libertar das dores do passado, de assumir os assassinatos, de me perdoar e dormir sem os sentimentos de culpa e de me olhar pro espelho sem enxergar os meus complexos de inferioridade. E agora eu sou uma Aline mais livre, com o coração mais aberto. Auforriada do passado.

E quanto às dores, tornei-me uma Aline que teve certeza que a probabilidade de uma dor durar para sempre é pequena, mas se durar, não doerá o tempo todo. E eu tive esta certeza ao avistar meu pai e minha mãe sentados no mesmo sofá, conversando civilizadamente, enterrando o passado, as mágoas. Sem se atacar. Demorou 23 anos, mas 2009 me proporcionou esta visão.

Acredito que também tornei-me mais querida por muitas pessoas que eu nem imaginava me aproximar e vi isso quando realizei a minha última meta do ano, a de sair da Seplan. E quando concretizei esta decisão eu também vi que em 2009 eu me tornei uma Aline mais dedicida e mais corajosa.

O ano termina e eu vejo que sou hoje, graças a 2009, uma Aline mais sincera, mais autêntica, ainda orgulhosa, mais com um orgulho mais divido. Os acontecimentos ruins não vieram em vão, me deixaram mais perto de Deus, mesmo que eu ainda perceba que tenho que trilhar um longo caminho para estar realmente próxima dEle.

2009 leva muito de mim, pois eu o tenho como o ano do conserto. Mas como eu não me consertei e nunca me consertarei por total até o fim da minha vida, posso sempre estabelecer metas para os anos que virão e isso nos dá esperança. Esperança de que no ano que chega tenho ainda a chance de ser uma pessoa melhor.

E seria uma petulância da minha parte dizer que eu me tornei mais madura com a passagem de 2009 em minha vida depois de tantas infantilidades que eu cometi durante vários momentos. Acho que a maturidade leva um tempo para ser absorvida depois dos aprendizados. Mas com certeza, aprender, eu aprendi demais.

Deixo 2009 ir embora levando a minha gratidão por tudo que ele me tornou. Por tudo o que eu planejei e tudo que eu não planejei mas se concretizou. Todos os aprendizados que ele me deu, às vezes de graça, às vezes por um preço alto foram importantes porque pagando ou não, eu fui aluna.

Por fim, objetivamente respondendo a pergunta do título : Que Aline eu me tornei em 2009?
Respondo, sem titubear:

- Me tornei maior. Maior porque cresci!


Adeus 2009. Obrigada!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)