domingo, 28 de fevereiro de 2010

A mesa de Política

Neste sábado, eu tive a chance de participar de um evento que confirmou a minha opinião sobre as redes sociais, elas realmente tem a chance de nos transformar em sociedade.

[leia o post Embalo das redes]

O ETC_Manaus, um evento que trouxe pra vida real as discussões que acontecem dentro do twitter baré, reuniu inúmeros twitteiros interessados em cidadania, mídia, entretenimento, sociedade e política. Esta última, um dos melhores debates ocorridos na programação.

[veja o site do ETC_ Manaus]

A mesa de política era preenchida por Pauderney Avelino, Marcelo Ramos, Luiz Castro e Chico Preto, políticos do cenário local com presença no twitter. Mediado pelo jornalista Ismael Benigno, o debate se iniciou com as opiniões bem fundamentadas do próprio. Dentre uma delas, uma me chamou atenção em especial.

Ismael saudou-os pela iniciativa dos convidados de os mesmos atualizarem pessoalmente os seus espaços de 140 caracteres, não utilizando assessores para isso. Concordo que tal atitude é realmente bem válida caso seja da vontade deles uma gestão transparente.

Mas foi justamente essa palavrinha #transparência que me deixou com a pulga atrás da orelha.
Chico Preto, em determinada hora falou do silêncio dos bons. E este foi o gancho final para eu formular o meu pensamento. Indaguei:

"Nós, os bons, ficamos calados durante muito tempo, e com o twitter tivemos a oportunidade de dizer o que ficou engasgado durante muito tempo. E justamente por termos sido reprimidos é que hoje talvez quando falamos não sejamos tão diplomáticos assim e até exageremos na rispidez. Isso,talvez, justifique a criação dos perfis fakes, porque no twitter tivemos a chance de ridicularizar quem sempre nos fez de palhaços.
Então, eu gostaria de saber, já que são vocês mesmo que atualizam seus perfis, se usam o twitter como um monólogo, se respondem às duras críticas que chegam ou simplesmente as deletam, ou os consideram 'malucos' ou 'fuxiqueiros' ? "

Penso tudo isso mesmo. Mesmo os tais atualizando pessoalmente seus perfis no twitter (o que concordo com o Ismael, é bastante louvável) eles podem ser mais falsos que o fake pref_bigblack (sátira do perfil do prefeito de Manaus Amazonino Mendes).

Acredito com muita convicção que da mesma forma que os perfis falsos são em base de personagens, um perfil dito verdadeiro pode ser extremamente falso e adotar os mesmos personagens da época da eleição: o sério, o credível, o honesto.

Assim como em campanha, o twitter também é um grande palco. E todo político adora um palanque, sabemos bem. A grande diferença é que no twitter não precisamos ficar lá em baixo calados, indignados, com vontade de atirar um sapato. Podemos soltar a voz. Podemos dizer, podemos gritar, podemos retwittar. O palco é igual para todos nós, os mesmos 14o caracteres.

O maluco, o fuxiqueiro não é ninguém mais do que nós, os cidadãos que se revoltaram (e com a mais justa das razões). E olha, se não enlouquecemos até hoje depois de assistirmos "passivos" tanta corrupção é porque realmente somos brasileiros e por infelicidade ou não, continuamos acreditando numa sociedade com administradores mais dignos.

Tive minha pergunta respondida. Agradeço. Todos os componentes da mesa disseram responder suas mensagens procurando usar da maior serenidade possível, mesmo às mais pesadas retaliações. E alguns disseram que quando a situação ficava um tanto quanto calorosa demais, sempre existia a opção de unfollow.

Mas, ainda me ficou uma dúvida, que pode até ser uma comparação tola. Me desculpem perguntar, mas dar unfollow num twitteiro exaltado não seria a mesma coisa que fechar a porta do gabinete na cara de um cidadão revoltado?

Fica para uma próxima mesa de política...


1: Foto: Divulgação ETC Manaus.

2: Tentei ser o mais fidedigna possível transcrevendo a pergunta que fiz no ETC_Manaus, mas sabe como é, não deu pra decorar palavra por palavra. ;)

2 comentários:

  1. O fato é que o proceder de cada um, hoje, nós podemos julgar melhor. Até o fato de um dar unfollow em alguém por qualquer debate. Estamos de olho. E é muito bom ter gente atenta, como vc!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, Aline. Parabéns!

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)