domingo, 2 de agosto de 2009

Duas linhas vermelhas


Quando vimos aquelas duas linhas vermelhas, nosso mundo caiu. E agora passado o susto, eu me pergunto, quanto mesmo de queda tem nessas linhas vermelhas e o quanto de ascensão elas podem nos trazer?
Minha mãe engravidou cedo de mim, dezessete anos. Eu nem consigo pensar na agonia que ela teve quando descobriu. Meu avô era super machista (até hoje), família tradicional e ela, ali, grávida do namorado. E mesmo sob forte pressões, julgada pela família, sem trabalho, sem dinheiro, sem maturidade, eu nasci. Caramba, que coragem da minha mãe. Obrigada!

Hoje, ela é super hiper mega batalhadora, independente, consciente, guerreira. E é isso que me faz perguntar se o meu nascimento precoce não fez da minha mãe esta mulher. Será que ela teria aprendido a lutar tanto se naquele momento não tivesse tido a coragem que de me dar a vida? Quem seria minha mãe se ela tivesse escolhido outro caminho?

As linhas vermelhas que vi naquele teste de gravidez trouxeram a tona tantas lembranças. Tantos arrependimentos. Tantas culpas. Tanta covardia de minha parte. E a esperança de uma segunda chance vinda do Alto. Perdão!

Duas linhas finas coloridas de um vermelho desbotado, capazes de tirar a respiração de quem as vê. De causar o choro mais desesperador que eu já ouvi, de fazer o silêncio daquela sala gritar tão alto que nos impedia de pensar. Linhas finas tão fortes que amarraram tres pessoas a uma pequena vida. Solidariedade, companheirismo. Amizade.

Essas linhas não trazem só o tormento de uma gravidez precoce e não planejada. No meio de todas as decisões que ainda precisam ser tomadas, fica a dúvida se já que na natureza nada se perde, tudo se transforma, se este não foi o jeito encontrado de transformar a vida da gestante. As linhas vermelhas podem representar mais que a gestação de só uma criança, talvez, no avesso do avesso, elas representem também o renascimento de uma vida adormecida. Parabéns Mamãe!

2 comentários:

  1. Aiiiiiii.. Lindo e verdadeiro!!
    Lembro tanto do dia que vi as linhas vermelhas no meu teste.. Tanto tempo de espera, choro de alegria, da esperança de que Papai do Céu não iria me negar essa dádiva, mas ao mesmo tempo o "Será que vou conseguir ser uma boa mãe" sempre a espreita de um minutinho de dúvida para se instaurar..!!
    Realmente, qdo nasce uma criança, não é só a criança que nasce, é uma Mãe, é um Pai, são os avós e todas essas funçöes até então inexistentes em nossas vidas..
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida nenhuma é complicado. Voce ve ali na sua frente algo que mudará completamente a vida. Exatamente por ser uma vida e por mais bonito que isso seja, as vezes, quando vem de forma inesperada pode nos causar medo, frustração, insegurança, etc. Nada como tempo pra nos indicar o melhor caminho, nada como a propria vida pra nos dar a luz que precisamos. Mais uma coisa é certa, nada acontece por acaso. Tudo tem uma razão de ser.

    ResponderExcluir

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)