terça-feira, 15 de setembro de 2009

Crescer dói

Eu já tinha me tocado há um tempinho que crescer não era assim a coisa mais fácil do mundo. Mas nestes últimos tempos eu descobri que é só um pouquinho pior do que eu imaginei. Crescer dói.

Sabe aquelas histórias de pessoas que passam anos em empregos que não os satisfazem só porque pagam bem e precisam do dinheiro para o sustento. Caramba, elas existem de verdade e são capazes mesmo de deixar todo o resto da sua vida infeliz.

Isso me faz lembrar a infância, quando não nos adaptávamos à escola e nossos pais nos transferiam para outra. Era fácil. Na infância tudo é bem fácil se olhado pelo ângulo da responsabilidade. Quando pequenos as grandes decisões são sempre dos "gente grande".

Ainda nas lembranças da infância e fazendo o comparativo escola x trabalho, vejo meus irmãos com problemas na escola, e quem bate na porta da diretora para resolver? A mamãe. Quando crescemos não dá pra chamar a mamãe pra resolver as coisas. Não dá pra mamãe vir aqui na Seplan resolver meus problemas, tenho eu mesma que escolher as palavras pra dizer as coisas que quero.

É claro que você deve conhecer muitos grandes que a mamãe ainda resolve os problemas. Sabe por quê? Porque crescer é uma escolha. E tem que ter uma baita coragem pra isso. Crescer é doloroso. Bem trashmente comparando, imagine que temos um punhal enfiado no peito desde que nascemos, que tá lá na boa, mas conforme vamos amadurecendo, o punhal precisa ser desencravado. Dolorosamente desencravado. E o pior de tudo é que é pela nossas próprias mãos.

Mas esta dor só sente quem escolhe sentí-la. Por isso que tem tanta gente por aí alienado, infantil., irresponsável. Deixar as decisões nas mãos dos amigos, do marido, do namorado ou sempre culpar alguém pelos seus problemas é simplesmente se eximir de crescer.

Crescentes não inventam desculpas pra não assumir os erros. Porque o crescimento é uma tarefa que exige dar a cara pra bater e mais, espere o tapa porque sempre tem alguém disponível a fazer isso. É assumir as merdas. É decidir o caminho sem garantia nenhuma de que ele vá dar certo o caminho certo. É ficar ter insônia pensando nisso.

Voltando ao meu comparativo de escola x trabalho. Crescer é decidir bater na porta da sala da diretora sozinha, no caso, agora, na porta do chefe. Doendo ou não, eu já fiz a minha escolha. Educadamente: - Toc Toc.

Um comentário:

Agora que você sabe o que eu penso, que tal me dizer o que você pensa sobre isso. =)